Minicursos

Por meio de uma metodologia participativa e dinâmica, proporciona discussões teóricas e práticas, possibilitando a troca de experiências entre os participantes.

Minicurso 01

Educação e Práticas de Liberdade: Contribuições da Psicologia Escolar

O minicurso visa discutir a construção de práticas de liberdade no contexto da escola. Propõe uma problematização acerca da naturalização da exclusão e violência, ressaltando as contribuições da Psicologia Escolar em sua vertente crítica, na interface com as noções elaboradas no campo da filosofia da diferença (Michel Foucault/ Deleuze e Guattari).

Duração: 04 horas

Público alvo: Psicólogos (as) e estudantes de Psicologia.

Minicurso 02

O brincar das crianças deficientes na escola: reflexões e práticas

O objetivo do curso é discutir as especificidades do brincar das crianças que possuem deficiência, problematizando experiências como o “olhar” e a “solidão”. Ressalta o brincar como linguagem infantil importante ao desenvolvimento, à aprendizagem e às relações sociais. Além das reflexões teóricas, propõe estratégias para adaptações de jogos e brincadeiras, que possam ser usados por crianças com limitações sensoriais, motoras e cognitivas.

Duração: 04 horas

Público alvo: Professores(as), pedagogos(as), gestores(as) de escolas, estudantes de pedagogia, estudantes de Psicologia, demais pessoas interessadas.

Ficou interessada(o)?
Fale conosco