Minicursos

Por meio de uma metodologia participativa e dinâmica, proporciona discussões teóricas e práticas, possibilitando a troca de experiências entre os participantes.

Tema

A escola e a vida pós pandemia: reflexões sobre o cuidado e as práticas pedagógicas.

O minicurso propõe uma discussão sobre as práticas pedagógicas, articulando a aprendizagem e a vida pós pandemia. Sendo assim, ressalta o cuidado como um elemento fundamental na relação com a criança. Além disso, enfatiza uma docência que faça enfrentamento à patologização da infância, sobretudo neste novo "encontro" com a escola após longo período de isolamento social.

Duração: 02 horas

Público alvo: Professores(as), pedagogos(as), gestores(as) de escolas, estudantes de pedagogia, estudantes de Psicologia, demais pessoas interessadas.

Faça sua pré-inscrição

Tema

Educação e Práticas de Liberdade: Contribuições da Psicologia Escolar

O minicurso visa discutir a construção de práticas de liberdade no contexto da escola. Propõe uma problematização acerca da naturalização da exclusão e violência, ressaltando as contribuições da Psicologia Escolar em sua vertente crítica, na interface com as noções elaboradas no campo da filosofia da diferença (Michel Foucault/ Deleuze e Guattari).

Duração: 04 horas

Público alvo: Psicólogos (as) e estudantes de Psicologia.

Tema

O brincar das crianças deficientes na escola: reflexões e práticas

O objetivo do curso é discutir as especificidades do brincar das crianças que possuem deficiência, problematizando experiências como o “olhar” e a “solidão”. Ressalta o brincar como linguagem infantil importante ao desenvolvimento, à aprendizagem e às relações sociais. Além das reflexões teóricas, propõe estratégias para adaptações de jogos e brincadeiras, que possam ser usados por crianças com limitações sensoriais, motoras e cognitivas.

Duração: 04 horas

Público alvo: Professores(as), pedagogos(as), gestores(as) de escolas, estudantes de pedagogia, estudantes de Psicologia, demais pessoas interessadas.

Ficou interessada(o)?
Fale conosco